Saiba como definir o posicionamento de mercado da sua empresa

Saiba como definir o posicionamento de mercado da sua empresa

Para ocupar um lugar exclusivo na mente do público alvo, toda empresa deve-se preocupar com seu posicionamento de mercado para entender como irá se diferenciar da concorrência.

Posicionando de forma estratégica, seu negócio irá conquistar mais espaço no mercado, podendo se tornar referência em seu segmento.

A forma como a empresa se comunica com o público externo também reflete diretamente na imagem da sua marca, e quais os valores e conceitos que ela quer transmitir.

Para que você entenda como definir a melhor estratégia de posicionamento para a sua empresa, trouxemos esse post detalhando os principais passos para você começar a investir nessa estratégia agora!

O que é posicionamento de mercado e, porque ele é importante?

O posicionamento de uma empresa, refere-se à posição que uma marca ocupa na mente do consumidor, e como ela se diferencia da concorrência.

A maior parte dos esforços do marketing são voltados para a conquista dessa posição de destaque, fixada na lembrança do público-alvo.

Perguntas como “o que será que passa na cabeça das pessoas quando surge o nome da sua empresa?” são respondidas de acordo com o posicionamento, e você saberá se a sua marca se destaca pelo seu preço, sua qualidade, sua acessibilidade, entre outras.

Ao ter uma boa imagem e posição na cabeça dos consumidores, aumenta consideravelmente a quantidade de fidelizações, fazendo com que sua empresa seja sempre a primeira escolha dentro do seu segmento, e que os clientes tornem-se grandes advogados da marca.

Além disso, uma estratégia de posicionamento bem estruturada proporciona um maior controle sobre qual a influência que o negócio quer exercer sobre o mercado. Constantemente percebemos grandes marcas posicionando-se diante de situações com proporções mundiais, como forma de marcar presença na mente dos consumidores.

Essa presença gerará uma maior conexão emocional com o público e consequentemente promoverá uma identificação com a marca a partir dos valores mostrados.

Quais os tipos de posicionamento de mercado que existem?

O posicionamento de mercado pode variar de acordo com o que você priorizará como diferencial, e para esclarecer melhor, vamos elencar a seguir os principais tipos utilizados:

Qualidade

Uma das estratégias de posicionamento mais comuns no mercado, é a voltada para a qualidade, porém não é a mais fácil de se conseguir.

Para investir nessa estratégia, a empresa deve ter o produto ou serviço com o melhor desempenho diante dos concorrentes e/ou opções semelhantes, e essa diferenciação deve ser facilmente notada pelos consumidores.

Essa percepção de qualidade deve ser baseada no que o público-alvo acredita como relevante, e assim eles devem ser plenamente atendidos.

Nesse tipo de estratégia, o preço não é a maior preocupação, e sim o nível de desempenho que superará as expectativas das pessoas.

Preço

A estratégia de posicionamento por preço também é bastante utilizada, e considera o custo-benefício do produto ou serviço.

Muito embora os consumidores estejam cada vez mais preocupados com a personalização dos serviços, existem alguns segmentos que o preço ainda é o fator mais relevante, principalmente no que se refere a produtos mais básicos.

Para investir nessa opção as empresas buscam a melhor forma de enxugar os custos, tornar seus processos de produção eficientes de modo que o preço repassado ao cliente seja o menor possível.

Nível de serviço para os clientes

O posicionamento com base no nível de serviço ofertado ao cliente, tem se tornado mais presente no ambiente corporativo.

A empresa, quando opta por essa estratégia, busca se diferenciar pela experiência de compra e atendimento memorável e excepcional, com um relacionamento próximo aos clientes.

Aqui é agregado o máximo de valor possível ao produto/serviço, com o intuito de encantar os consumidores finais.

Personalização

Outra estratégia que vem ganhando espaço também, é a de ganhar destaque pelo nível de personalização do produto ou serviço.

Essa estratégia é feita para empresas que querem focar em nichos de mercado específicos, o que reduz o número de possíveis clientes.

Adotando essa opção a empresa não tem o preço como maior preocupação, pois seu maior foco é oferecer produtos ou serviços feitos sob medida para o cliente.

Como definir o posicionamento da empresa?

A decisão de posicionar-se no mercado deve ser tomada estrategicamente, para assim, definir a cronologia das principais ações a serem tomadas, geralmente é seguida a seguinte ordem:

  1. Pesquisa de mercado

Primeiramente é preciso não só conhecer o púbico-alvo, mas entender suas preferências, quais os fatores mais relevantes na hora da compra e de que forma ele enxerga não só sua marca mas também as dos seus concorrentes.

Esses dados darão o embasamento necessário para que a empresa aja de forma assertiva de acordo com o modelo de posicionamento adotado.

  1. Fazer uma análise comparativa

Toda estratégia de posicionamento trata-se de diferenciar-se diante da concorrência, portanto, com os dados da pesquisa de mercado em mãos, chega o momento de listar os seus diferenciais, tendo como referência as necessidades dos consumidores.

Nessa etapa, o gestor enxergará qual a sua posição mais vantajosa, e assim poderá traçar estratégias mais focadas em potencializá-la.

  1. Desenvolver ações estratégicas

Após a etapa de análise, chega o momento da empresa direcionar seus esforços para o modelo de posicionamento definido. Então se o foco maior for qualidade, quais os elementos do meu serviço/produto eu posso otimizar de modo que ele entregue o máximo desempenho para o meu consumidor final?

Existem empresas que podem servir de inspiração como modelo de posicionamento como Amazon, Coca-cola, Burguer King, uma boa ação é identificar as melhores práticas dessas e outras empresas que façam sentido para o seu modelo de negócio e adaptá-las.

Conclusão

Percebeu a diferença que um bom posicionamento da sua empresa pode fazer? Se a sua empresa está inserida em um mercado competitivo, você deve pensar hoje mesmo em investir seus recursos nas estratégias de diferenciação e posicionamento que te darão maior segurança e estabilidade em um mercado tão incerto.

Nós da Objetiva Jr. estamos aqui prontos para ajudá-los a posicionar seu negócio de maneira estratégica, para fixar sua marca na mente dos clientes! Agende já uma reunião conosco!