Provavelmente você já sabe da importância de fazer um planejamento estratégico e de organizar suas finanças, principalmente se você já estiver atuando em seu negócio, mesmo que seja através de uma simples planilha.
Hoje, vamos te mostrar como você pode dar o pontapé inicial e começar a gerir sua empresa através de um Plano de Negócios: ele é uma ferramenta ótima para analisar o mercado, seu produto e quais atitudes você precisa tomar, oferecendo informações detalhadas sobre seu nicho de atuação, concorrentes, clientes, parceiros, pontos fortes e fraquezas do seu negócio, tornando a tarefa de gerir uma empresa algo mais fluido e certeiro.
Mas afinal, o que é um Plano de Negócios?
Basicamente, o plano de negócios é um documento onde constam seus objetivos como empresa e quais passos devem ser dados em direção a estas metas, prevendo e corrigindo erros e otimizando a sua jornada empreendedora.
Ele demonstra se sua jornada estipulada é viável e considera estratégia, mercado, operações e gestão financeira. Antes de começar a entender mais sobre ele, lembre-se de elaborá-lo com toda a paciência e atenção, pois, de certa forma, ele é a pedra edificadora do seu negócio. Preparado?
Por que o Plano de Negócios é importante?
Tanto para iniciantes quanto para empresas já consolidadas, o Plano de Negócios permite que a jornada até o objetivo estabelecido seja menos conturbada ao minimizar riscos e incertezas. Ele permite uma melhor organização das ideias, uma melhor visualização das metas, facilita a comunicação entre sócios, clientes, líderes, funcionários, investidores e parceiros, auxilia na captação de recursos e serve como base para que a empresa siga um determinado caminho na busca de seus objetivos.
É durante a sua elaboração que fica mais claro o processo que você deve seguir para consolidar seu empreendimento, tendo uma visão global sobre a estrutura da sua empresa e a viabilidade dos seus projetos. É interessante planejar três aspectos do seu negócio: o estratégico, o tático e o operacional, ou seja, abordar questões referentes às operações, ao marketing e às finanças.
Como fazer um plano de negócios?
Primeiramente, é importante esclarecer sua missão, seus valores, seu mercado de atuação, seus produtos, serviços e sua infraestrutura. A partir disso, parte-se para a análise de mercado, conhecendo os clientes, concorrentes, parceiros, etc. Nesta etapa, é definido o público alvo e sua forma de comunicação com ele, utilizando canais e abordagens mais certeiras. Para isso, pode ser feita uma pesquisa de mercado e criar uma persona, que representa seu consumidor ideal de forma bem específica (incluindo idade, localização, hábitos, preferências, consumo, etc.).
Referente a este último ponto, deve-se considerar o posicionamento do seu produto no mercado. Qual será seu ponto forte? A qualidade, o preço, a tecnologia? Estas informações fornecerão um panorama do mercado, indicando se a empresa está indo no rumo desejado pelos gestores e pelos futuros clientes. É nesta etapa que também são identificados os concorrentes, analisando o que se deve ou não fazer, interpretando suas fortalezas e os pontos de melhoria, destacando seu atendimento, seu diferencial e sua vantagem competitiva em relação aos demais players do mercado.
Os resultados coletados servirão como diagnóstico para as ações de promoção da marca e marketing, conquistando o público logo no início da atuação no mercado. Estas pesquisas são fundamentais para as empresas e podem ser feitas através de questionários, entrevistas, conversas ou análises mais formais do mercado, dos consumidores e da concorrência. Caso não seja viável contar com auxílio especializado, é possível trabalhar com empresas juniores ou startups para essa etapa – e a Objetiva Jr. pode te ajudar com isso!
É feito, então, o plano de marketing, visando atender as necessidades e os desejos dos clientes. Normalmente, o marketing se subdivide nos 4 Ps de Kotler: produto, preço, promoção (divulgação) e praça (pontos de venda).

Reflita sobre a apresentação do seu produto e sua inserção no mercado. O valor presente no seu produto deve refletir no preço e na qualidade, e é importante ter pleno conhecimento do seu produto, de modo a saber como impulsionar as vendas e poder falar dele com propriedade, destacando mais uma vez seu diferencial e seus pontos positivos.
Além do plano de marketing, é feito o plano operacional, que trata do “como fazer”. Nele, constam informações básicas da empresa, como localização, instalações físicas, equipamentos, capacidade produtiva, a quantidade de clientes atendidos, os funcionários e suas tarefas. Aqui, você demonstrará os passos necessários para a venda do seu produto ou prestação do seu serviço.
Leve em consideração o tempo para realizar a venda ou prestar o serviço, a qualificação dos seus funcionários, a produtividade de seus equipamentos, sua capacidade de distribuição e armazenamento, a disponibilidade e os prazos dos fornecedores, etc. Isto é, todas as variáveis logísticas.
Então, é feito o planejamento financeiro, que oferece uma noção de quanto deve ser investido para concretizar os objetivos da empresa. Nele constam os custos iniciais, despesas, receitas, capital de giro, fluxo de caixa, lucros, enfim, todos os valores financeiros em detalhes, viabilizando as projeções para o futuro e levando em consideração custos fixos e variáveis. Assim, pense na matéria-prima, nos fornecedores, equipamentos, estabelecimentos físicos, salários, domínios de hospedagem online, divulgação, etc.
Depois disso, é realizada uma análise de cenários, prevendo ocorrências que podem afetar a empresa e quais atitudes devem ser tomadas a partir delas, considerando alternativas e estratégias para situações adversas, potencializando cenários positivos e reduzindo custos em caso de cenários negativos
Finalmente, é avaliado o plano de negócios, que agora está completo. Considere: vale a pena me arriscar e abrir (ou continuar) esse negócio? Revise cada detalhe e coloque-o em prática assim que possível! Ele deve ser acompanhado com frequência para ajudar a manter o foco nos objetivos e fazer as alterações necessárias ao longo do percurso.
Percebemos, então, que o plano de negócios serve para:
- elaborar cenários favoráveis e desfavoráveis;
- preparar-se para adversidades;
- organizar e alinhar informações entre equipes e sócios;
- acompanhar a evolução do processo;
- verificar quais questões precisam de adaptações;
- viabilizar o sucesso da empresa de forma explícita e gradual.
Aqui, você encontra um guia com o passo a passo para elaborar seu próprio Plano de Negócio. Esse primeiro passo é um dos mais importantes, então não tenha medo de ser criativo, ousado e inovador! E, se precisar de ajuda, entre em contato com a gente. Teremos o maior prazer em fazer parte da sua jornada!