Planejamento Empresarial: o que é e qual sua importância para novas empresas?

Planejamento Empresarial: o que é e qual sua importância para novas empresas?

Durante a abertura de novas empresas é imprescindível que se tenha objetivos claros e meios para alcançá-los bem definidos. Isso fornece segurança para a empresa, para o gestor do negócio e todos os envolvidos na operação.

A melhor forma de garantir tudo isso é construindo um planejamento empresarial desde o começo da abertura da nova empresa. 

Afinal, o que é um Planejamento Empresarial?

O planejamento empresarial é uma ferramenta de gestão de empresas que determina uma projeção para o seu negócio em diversos aspectos, tanto que existe mais um tipo de planejamento empresarial.

Esse instrumento pode definir objetivos, estratégias, cenários e ações e é necessário para qualquer tipo de empresa de todos os segmentos, seja uma empresa que está com anos de atuação ou uma que está iniciando. 

Existem alguns tipos de planejamento empresarial e é importante que sejam feitos alinhados uns com os outros, a seguir estão listados os 3 mais essenciais: 

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico (PE) é a base de tudo, ele é o maior direcionador de todo o funcionamento da empresa e das ações que devem ser realizar, pois, seu principal ponto é a definição dos objetivos organizacionais.

Para se chegar nesses objetivos, o PE deve contar com alguns aspectos e um dos mais importantes é a definição do modelo de negócio, o que pode ser feito usando o Business Model Canvas.

O quadro deve ser preenchido com informações do negócio e ajudará a se ter clareza dos diversos aspectos que dizem respeito ao negócio, o que torna os outros passos bem mais fáceis.

Além do Canvas, é necessário definir as diretrizes estratégicas: missão, visão e valores. Elas irão guiar o comportamento da empresa no dia a dia e serão sustento para a cultura organizacional.

Também é interessante que o PE contenha uma análise estratégica com a listagem das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a empresa engloba.

Não só isso, uma análise de mercado com entendimento de quem é a concorrência e como ela se comporta também é de grande valia para esse planejamento.

Esses dois últimos pontos dão clareza sobre qual contexto a empresa está inserida, o que ajuda a definir metas e ações coerentes com a realidade. Esses são os dois últimos pontos do PE, mas talvez os mais importantes.

Deve-se definir indicadores e metas para orientar toda a estratégia e funcionamento da empresa em prol do alcance desses objetivos. Esse é o ponto alto do planejamento estratégico, pois será o ponto de partida para toda a operação da nova empresa.

Para definir objetivos coerentes, mas, ao mesmo tempo, desafiadores, é importante usar toda análise feita antes e considerar onde o empreendedor ou o time (caso o novo negócio já tenha funcionários) sonha em chegar.

Por fim, é preciso construir planos de ação que irão garantir que as metas sejam atingidas, estratégias bem definidas de como a empresa irá chegar no cenário que sonhou atingir no tempo definido. 

Planejamento Operacional

Esse tipo de planejamento facilmente cai no esquecimento das novas empresas e acaba se tornando um diferencial competitivo, pois traz vantagens muito grandes diante do mercado.

O planejamento operacional (PO), vai ditar como deve ser a operação da empresa: processos, responsáveis, rotina e atividades.

O nível de detalhamento de um PO pode variar bastante de acordo com a realidade da empresa, mas o importante aqui é garantir que o dia a dia da empresa funcione da melhor forma e de uma maneira que a faça chegar nos seus objetivos.

De qualquer forma, é importante que se tenha claro quais processos serão desempenhados por cada responsável e quando e como serão executados. 

Algo que pode ajudar bastante para que o PO seja seguido e monitorado é alguma ferramenta de controle de atividades. Um exemplo simples é o Trello, mas nada impede que se tenha alguma ferramenta mais visual de forma física na empresa para tal fim.

É importante ressaltar que o planejamento operacional deve ser bem alinhado não só com as metas definidas no planejamento estratégico mas também com os planos de ação estabelecidos no PE também.

Pessoa realizando Planejamento Estratégico
Foto de Dayvison de Oliveira Silva no Pexels

Planejamento Financeiro

Por fim, um planejamento imprescindível para se realizar é o financeiro (PF), pois é o que garantirá que toda a estratégia e operação ocorrerá de uma forma saudável financeiramente.

No PF é preciso fazer uma projeção de todas as entradas (receita de vendas) e saídas (custos e despesas) que a empresa terá num certo período.

O planejamento financeiro pode ser feito por partes, fazendo uma projeção para cada setor, por exemplo, e depois junto todos num PF único da empresa. 

O PF também pode conter indicadores e metas financeira a parte do PE. Pode-se estipular metas de controle de gastos ou lucratividades, por exemplo. 

Por que o planejamento empresarial é tão importante para os novos negócios?

Como foi falado, o planejamento empresarial é algo de extrema importância para qualquer tipo de empresa, mas para os novos negócios ele se torna algo vital de se ter.

60% das novas empresas que abrem chegam a fechar em cinco anos de atividade, dado apresentado pelo IBGE e que retrata uma realidade que pode chegar a assustar empreendedores com ideias de abrir novos negócios. 

Um dos grandes motivos para o insucesso desses negócios é a falta de estruturação de um planejamento desde a abertura da empresa.

Nesta realidade, torna-se indispensável se ter um bom planejamento empresarial para que a empresa possa começar suas atividades da melhor forma e se sustentar numa estrutura forte para funcionar bem ao longo dos anos.

O planejamento empresarial é o norte que todo novo negócio precisa para ser bem direcionado e serve como um guia para que a empresa saiba se está indo pelo caminho certo.

Por isso, é importante ressaltar 3 principais pontos que mostram a importância disso para os novos empreendimentos do mercado:

  1. Evitar riscos e ter segurança nas ações

Uma das grandes vantagens de qualquer planejamento empresarial é que ele permite que se tenha uma visualização de cenário futuro e, consequentemente, dos riscos que esse futuro contexto engloba.

Assim, com um entendimento dos próximos meses ou anos, a empresa consegue ter mais segurança nas estratégias, pois consegue se preparar bem para o futuro e saber se está operando da forma como deveria.

  1. Evitar estratégias ou investimentos desnecessários

Com um bom planejamento evita-se ações ou gastos desnecessários e que não estavam nas projeções. 

Isso faz com que não seja gasto energia com atividades que não estão alinhadas ao planejamento, economizando o tempo produtivo dos colaboradores e da gestão da empresa.

Além disso, evita que apareçam gastos que não foram previstos e que provavelmente não iriam agregar nos objetivos gerais da organização, tornando-se desnecessários

  1. Ter um rumo no dia a dia 

Com metas bem definidas e padrões a serem seguidos, o planejamento estratégico faz com que toda a empresa seja orientada para objetivos claros, o que torna o trabalho muito mais fluido e produto, garantindo a boa produtividade e resultados

Para isso, é muito importante o acompanhamento devido dos planejamentos para que o dia a dia da organização seja condizente com eles e que as projeções feitas tenham maiores probabilidades de serem atingidas. 

O planejamento empresarial é, com certeza, um dos mecanismos mais importante para se ter em novas empresas, pois orienta toda abertura e funcionamento para uma visão bem definida. 

Ainda tem dúvidas de como construir o seu planejamento empresarial? Fale conosco!