Oportunidades e desafios para o setor farmacêutico no contexto do Covid-19

Oportunidades e desafios para o setor farmacêutico no contexto do Covid-19

Desde o início do isolamento social em decorrência da pandemia do Covid-19, observa-se à retomada da instabilidade econômica, que perdurava há alguns anos no cenário brasileiro, embora a economia brasileira estivesse voltando a crescer e apresentar resultados positivos antes da pandemia. Entretanto, na contramão dessa realidade, existem alguns setores que se mantêm constantes durante os últimos anos, por fornecerem produtos essenciais à vida humana, e até conseguiram aumentar suas vendas no período de confinamento social. Um bom exemplo disso seria o setor farmacêutico.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group, as farmácias tiveram um incremento de 15% na sua demanda durante o isolamento social. Esse dado demonstra como a atual situação é uma grande oportunidade para os empresários do segmento de farmácias alavancarem suas vendas e fortalecerem suas marcas frente ao mercado de grande concorrência, tornando-se assim referência para os clientes no segmento.

Nesse sentido, uma maneira de aprimorar as vendas e o atendimento ao cliente durante a pandemia seria a alternativa de dispor do serviço online, uma vez que os consumidores tem a oportunidade de comprar e receber os produtos farmacêuticos no conforto e segurança de casa. Conforme os dados divulgados no relatório da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), desde o dia 24 de fevereiro até o dia 18 de março as compras online da categoria saúde aumentaram em 111%, ressalta-se que essas datas são concomitantes com surgimento dos primeiros casos do Coronavírus no Brasil. Tal fato confirma o aumento constante da demanda de compras online no setor de farmácias, o segmento se encaminha para estar cada vez mais presente no ambiente digital, mesmo após pandemia, tendo em vista suas facilidades, como receber o produto em casa, rapidez na compra e promoções, que são rotineiras no mercado digital.

No entanto, o atual cenário traz ainda uma série de desafios para os gestores de empresas farmacêuticas. Os cuidados para evitar a contaminação de colaboradores e clientes devem ser redobrados. Atitudes como criação de horários alternativos para atender pessoas do grupo de risco devem ser tratados com seriedade, bem como os decretos governamentais norteando a conduta de estabelecimentos e clientes devem ser cumpridos à risca. Ademais, os gestores devem estar atentos à gestão do seu negócio, buscar a redução do custo do mesmo, renegociar prazos de pagamentos e orientar os colaboradores em um momento de medo e incerteza.

Quer saber mais sobre como podemos potencializar a sua empresa farmacêutica? Entre em contato pelo nosso WhatsApp ou agende seu diagnóstico.

Sobre o autor

Newsletter

Os melhores conteudos sobre gestão na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se: