Gestão Financeira: Fluxo de Caixa

Gestão Financeira: Fluxo de Caixa

Para uma boa gestão financeira é necessário entender como funciona o fluxo de caixa, uma ferramenta básica a qual deve possibilitar a visão de curto, médio e longo prazo de entradas e saídas de recursos.

O conceito de fluxo de caixa é a comparação da entradas e saídas de caixa num cronograma do tempo, sendo esse de extrema importância para a empresa, pois quando for necessário optar por apenas um relatório de controle de suas operações, essa é a melhor opção. 

Existem três tipos de fluxo de caixa numa empresa: fluxo de caixa operacional, fluxo de caixa de investimento e fluxo de caixa financeiro. A seguir, apresentaremos uma rápida visão de cada e algumas características:

  • Fluxo de caixa operacional: relacionado ao dia-a-dia da empresa, decorrente de entradas e saídas de diversos recursos ligados à sua atividade: recebimento de vendas de produtos e/ou serviços e pagamentos de custos e despesas decorrentes de sua produção, insumos, salários, impostos, e os pagamentos relativos às áreas administrativa e comercial.
  • Fluxo de caixa de investimentos: ligado a área de produção, com a reposição de sua capacidade produtiva, substituição de máquinas, equipamentos, infraestrutura entre outros, ou relacionado a projetos novos ou de expansão da capacidade produtiva, além dos projetos nas áreas administrativa e comercial.

  • Fluxo de caixa financeiro: tem como sua base de elaboração a consolidação dos fluxos de caixa operacional e de investimentos. Constituído por entradas e saídas relacionadas a captação e pagamento de financiamentos e a aplicação de recursos e resgates de aplicações. O detalhamento desses valores dependerá da visão da empresa e do seu acompanhamento.

Quer saber mais sobre fluxo de caixa? Entre em contato ou agende seu diagnóstico!

Sobre o autor

Newsletter

Os melhores conteudos sobre gestão na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se: