Saiba como o fluxo de caixa financeiro pode ajudar no seu negócio!

Saiba como o fluxo de caixa financeiro pode ajudar no seu negócio!

Não é difícil encontrar empresas que não sabem dizer se tiveram lucro ou não num determinado mês. Também é muito comum achar organizações que não sabem se podem fazer certo investimento.

Essas situações são comumente vistas em negócios que não possuem uma boa gestão financeira, empresas as quais deixam de lado o controle das finanças e acabam perdendo de várias formas, seja poder de gestão ou dinheiro propriamente dito. 

Para evitar esse tipo de problema, ter um fluxo de caixa financeiro inteligente, bem alimentado e analisado da melhor forma é quase que regra para qualquer organização que preza pelo bem do negócio.

Essa ferramenta irá proporcionar a base de toda a organização financeira e irá retornar dados muito relevantes para a gestão da empresa, por isso ela é tão vital para qualquer tipo de negócio. 

O que é fluxo de caixa financeiro?

Fluxo de caixa é uma ferramenta financeira que permite a visualização de todas as entradas e saídas de capital financeiro de uma organização, não somente empresas mas qualquer tipo de estrutura, como ONGs.

Também conhecido como um famoso relatório da contabilidade, o fluxo de caixa consegue mostrar um “resultado” da empresa acerca do período que ele corresponde, pode ser semanal, mensal, trimestral, anual… 

Ele irá colocar em evidência os gastos e as receitas e, a partir disso, informar se a empresa está financeiramente positivada, neutra ou negativada. Por isso essa ferramenta, mesmo sendo básica, é um dos mais poderosos termômetros da saúde financeira do negócio.

É o fluxo de caixa que irá indicar se as receitas de determinado período estão conseguindo pagar os gastos e ainda gerar lucro ou não, informação extremamente importante para qualquer gestão.

É importante ressaltas que existem mais de um tipo de fluxo de caixa financeiro. Entre eles, o demonstrativo de fluxo de caixa é o mais conhecido e basicamente traz o registro atual de entradas e saídas.

Outro tipo é o fluxo de caixa projetado o qual, como o nome já diz, é uma projeção das entradas e saídas financeira da empresa, como se fosse uma espécie de planejamento. E é para isso que deve ser usado: para se planejar, pois não consta ainda com dados reais.

Como é feito o fluxo de caixa?

Demonstrativo de fluxo de caixa

Para que o fluxo de caixa retorne todas as informações desejadas de maneira confiável, é preciso que os registros de toda e qualquer transação financeira feita pela empresa seja registrado.

Em outras palavras, todas as vendas (receitas advindas da comercialização do produto ou serviço oferecido pela empresa) e todos os gastos (custos, despesas, investimentos etc.) devem constar no fluxo de caixa.

Assim, é necessário utilizar alguma ferramenta para fazer todo esse controle. Uma ferramenta que permite que os dados sejam alimentados de maneira correta e que retorne uma visualização clara do demonstrativo de fluxo de caixa.

Para isso, empresas iniciantes costumam usar planilhas mais simples mas ainda assim eficazes para cumprir com esse trabalho. Por outro lado, existem sistemas poderosos que contam com essa função e conseguem otimizar o processo de alimentação e análise.

O que importa é que não se deixe de registrar nenhuma transação pois qualquer transação que não seja registrada ou seja registrada incorretamente pode gerar informações erradas e prejudicar as análises realizadas posteriormente pela gestão da empresa.

Por isso, o ideal é que o processo de alimentação do sistema ou planilha deve ser claro e que se tenha responsáveis bem definidos para fazer a atividade de alimentação do fluxo de caixa, profissionais organizados, atenciosos e analíticos conseguirão cumprir isso. 

Fluxo de caixa projetado

Quando se trata desse tipo de fluxo de caixa, a palavra da vez é planejamento. Aqui é necessário fazer projeções das receitas que a empresa terá nos períodos futuros e dos custos, despesas e investimentos que pretende fazer também.

Por isso, o fluxo de caixa projetado anda lado a lado com o planejamento financeiro do negócio, pois os dois podem compartilhar das mesmas projeções.

Assim, pode-se usar planilhas para simular como serão os fluxos de caixa futuros e ter isso como planejamento, tendo a necessidade de acompanhar e monitorar se está acontecendo o que se imaginou e projetou.

Por último, é importante ressaltar que é possível fazer mais de uma projeção dessas, cada uma considerando diferentes cenários. Isso enriquece o fluxo de caixa projetado e aumenta a capacidade de planejamento do negócio.

Como o fluxo de caixa auxilia as empresas?

Organização e controle financeiro

Ter um demonstrativo de fluxo de caixa organizado e bem alimentado é a segurança de que se tem uma ferramenta que irá permitir um controle muito forte das finanças da empresa.

Ele é talvez o maior nível de detalhe que se pode ter sobre as transações financeiras de uma organização, por isso é uma ferramenta muito usada em consultas pontuais, quando se deseja saber um dados muito específico de algum dia, seja gasto ou receita.

Por isso, quando se fala de controle financeiro, é impossível não pensar em fluxo de caixa financeiro pois ele forma a base da gestão de finanças da empresa com seu alto e detalhado volume de dados, o que permite que sejam feitas muitas análises a partir dele.

Antecipação de cenários futuros

Uma projeção de fluxo de caixa faz com que a empresa evite ao máximo surpresas e imprevistos futuros no que se diz respeito às finanças do negócio. Esse planejamento possibilita uma visualização de como a empresa irá se comportar financeiramente.

Desse modo, é muito mais fácil entender como a empresa vai estar em determinado período e monitorar se o que está acontecendo financeiramente corresponde ao planejado, o que dá abertura para tomada de ações e estratégias ao longo do tempo.

Capacidade de análise e tomada de decisão

Hoje em dia as empresas que não trabalham com dados e os usam para benefício próprio estão ficando para trás. Por isso, outra vantagem do fluxo de caixa financeiro é que ele recolhe e exibe um volume muito grande de dados.

Isso faz com que possam ser tiradas informações muito relevantes dele, as quais podem ser usadas para análises e estudos interessantes sobre as finanças do negócio, permitindo um avanço grande no uso de dados.

Tudo isso pode não ser visualizado numa planilha ou sistema, mas também pode vir em forma de gráficos relevantes ou dashboards inteligentes que permitam a melhor visualização e cruzamento dos dados mais relevantes.

Tais informações permitem que a alta administração da empresa consiga chegar a conclusões e embasar decisões estratégicas no dia a dia com mais segurança.

Quer entender melhor como podemos auxiliar a organização e saúde financeira da empresa a partir do fluxo de caixa financeiro? Entre em contato conosco!

Sobre o autor

Newsletter

Os melhores conteudos sobre gestão na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se: