Certamente você já ouviu aquela frase clichê que diz que “conhecimento é poder”. E não é que é verdade? Ao iniciar um novo negócio, ainda nos passos iniciais, é extremamente útil realizar um estudo de mercado a fim de conhecer mais sobre o nicho onde você deseja atuar, seus potenciais clientes e compreender as chances de sucesso do seu negócio.
A seguir, entenda como realizar um estudo de mercado, o que não pode faltar nele e como os estudos de mercado impactam na sua empresa.
O que é e para que serve um estudo de mercado?
Um estudo de mercado serve, primordialmente, para analisar de forma qualitativa e quantitativa, o nicho no qual você pretende atuar. Ele orienta sua comunicação com o público, ou seja, suas campanhas publicitárias e suas estratégias de marketing, visto que é a partir dele que se conhece o público-alvo, sua concorrência, o comportamento dos seus consumidores, como eles compram e também as principais ramificações e segmentos do nicho.
Ao segmentar o público alvo, torna-se possível direcionar as estratégias de marketing de forma certeira. Para isto, precisamos saber seu gênero, idade, classe social e a região em que moram; quais seus estilos, valores, gostos, hobbies e particularidades; como preferem ser tratados e atendidos e onde buscam seus conteúdos e produtos.
Assim, a partir da compreensão do comportamento de compra, cria-se a persona, uma personagem fictícia que representa o seu consumidor ideal.
Então, analisa-se os, seu modo de atuação, pontos fortes e fraquezas, canais de vendas e de atendimento utilizados, seus níveis de lucro, etc. Paralelamente, verificam-se também os órgãos e instituições que podem influenciar o mercado-alvo, verificando regras e restrições à entrada em dado mercado.
A partir daí, é possível compreender as ameaças e as oportunidades do nicho, identificando, também, as principais tendências de consumo e de produção.
Finalmente, coleta-se o maior número possível de informações e técnicas que revelam opiniões, motivações e atitudes dos consumidores.
Entrevistas, discussões, grupos focais, formulários e questionários são os grandes aliados dos estudos de mercado; é possível, também, apelar para buscas na internet, contato com instituições governamentais e também diretamente com o público alvo.

Neil Patel, grande expoente do marketing digital, categoriza sete tipos de pesquisa de mercado:
- Diagnóstico de mercado, sendo o primeiro passo para conhecer os concorrentes, a demanda de produtos, serviços e os desafios do nicho em questão. Para isto, pode-se entrevistar os consumidores de forma direta ou pesquisar as empresas atuantes no ramo.
- Análise da concorrência, para entender como deve ser feito o posicionamento de mercado com base nos demais concorrentes, descobrindo as fortalezas e as fraquezas de modo a otimizar as estratégias de inserção. É uma boa ideia ouvir as opiniões dos consumidores, que gerarão insights sobre as táticas da concorrência, o que deve ser melhorado e o que não deve ser feito, além de verificar como se dá o relacionamento do cliente com o produto ou marca já no mercado.
- Market share, ou seja, participação no mercado; é útil para indicar a parcela de atuação da sua empresa, como ela se relaciona com os demais concorrentes e qual seu potencial de crescimento.
- Buyer persona: como já vimos, é importante criar um personagem que represente seu consumidor ideal a fim de direcionar as estratégias de negócio. Este perfil deve ser construído com base em informações reais, considerando variáveis como idade, gênero, profissão, região onde mora, hobbies, hábitos de compra, tecnologias utilizadas, etc. Isto auxilia a definição de conteúdo e abordagem, o tom de voz usado na comunicação com o público, a escolha de palavras, etc.
- Tendências de mercado: são uma tentativa de prever as oscilações e novidades no mercado, reduzindo impactos negativos e podendo ajudar na preparação da produção.
- Intenção de compra: permite identificar o preço que os consumidores estão dispostos a pagar pelo seu produto. Esta sondagem permite descobrir também, além do possível preço, as melhores estratégias de marketing, o ciclo de vida do produto e gera insights sobre produtos que podem ser introduzidos no mercado.
- Teste de produto: visa identificar se já há um produto similar no mercado, observando pontos de melhoria. Além disso, outra possibilidade de pesquisar seu mercado é testando nomes para seus produtos e serviços, verificando se um possível nome será bem recebido pelo público, apelando para o consumo, remetendo ao seu preço ou qualidade e avaliando a intenção de compra dos entrevistados.
Outro fator interessante a ser analisado é o Net Promoter Score (NPS), uma forma de mensurar a satisfação dos clientes, pesquisa na qual respondem o quanto indicariam, em uma escala de 0 a 10, a empresa aos seus amigos e conhecidos.
Quando as respostas variam de 9 a 10, dizemos que os clientes são promotores da marca; se a nota for 7 ou 8, eles são considerados neutros. Já se a avaliação dada é de um número menor ou igual a 6, dizemos que os clientes são detratores, ou seja, não tiveram uma boa experiência e consequentemente não indicariam sua marca a terceiros.
Nas circunstâncias atuais, torna-se muito importante utilizar-se das redes sociais para entender hábitos de consumo: através de uma pesquisa é possível compreender qual rede social se encaixa melhor com seu produto e viabiliza a comunicação com seu público, fazendo com que o produto marque presença nas mentes, corações e nos hábitos do público-alvo.
Vimos que há diversas possibilidades de estudar o seu mercado; assim, pode-se escolher uma ou mais formas de pesquisa de acordo com a demanda, as preferências e as intenções da empresa.
Como fazer um mapeamento de mercado?
Dentre as diversas variáveis que devem ser consideradas na hora de sondar o público-alvo para o seu produto, é importante destacar:
- Barreiras de entrada, principalmente em caso de exportação de produtos;
- Concorrência, para compreender como se diferenciar e se destacar das demais empresas já atuantes no mercado, oferecendo soluções inovadoras e competitivas;
- Mercado-alvo e suas necessidades, para saber direcionar seus esforços de marketing e comunicação, bem como desenvolver um produto que obtenha uma demanda efetiva e gere lucros
- Regulamentação, a fim de adaptar seus produtos e serviços às normas vigentes, considerando processos burocráticos e questões logísticas e estruturais;
- Segmentação, complementando a questão do mercado-alvo, para saber como melhor atingir seu público, separando os grupos em perfis compradores com diferentes necessidades e preferências.

Mais uma vez, Neil Patel sugere seguir os seguintes passos para organizar sua pesquisa de mercado:
- Definir o problema de pesquisa, tendo como base o problema do seu negócio. Esta questão vai orientar todo o processo!
- Enumerar os objetivos da pesquisa, ou seja, aquilo que você quer descobrir. É interessante determinar um objetivo geral e outros específicos, de modo a estruturar a principal questão do problema de pesquisa e elencar os passos necessários para alcançar este objetivo.
- Estabelecer o público-alvo da pesquisa, considerando quem é influenciado pelo problema identificado.
- Delimitar uma amostra da pesquisa, selecionando o público-alvo.
- Definir a metodologia a ser utilizada: entrevistas, questionários, abordagens, informações a serem coletadas…
- Coletar dados através das ações elencadas acima
- Analisar os resultados da pesquisa, gerando um relatório onde gráficos, mapas, tabelas e as demais informações coletadas indiquem as respostas para a pergunta inicial.
Qual é sua importância para as empresas?
Já entendemos que os estudos de mercado são necessários para compreender a viabilidade da introdução de um novo produto ou serviço, identificando oportunidades de negócio.
A partir desta ideia, é necessário criar os moldes desta pesquisa, escolhendo para quais perguntas serão buscadas respostas. Isto direcionará os esforços, permitindo uma análise e conclusão cujo escopo é bastante específico e delimitado.
A partir destas informações, torna-se possível verificar quais os principais setores e nichos de atuação no mercado desejado, quais suas falhas e lacunas que necessitam ser preenchidas, quais as oportunidades que devem ser aproveitadas e como funcionam seus concorrentes.
Tudo isso moldará seu plano de negócios, compondo uma visão global do empreendimento e fornecendo informações necessárias para embasar as tomadas de decisões.
Isto viabiliza a alocação correta de recursos e de esforços, visto que serão utilizadas estratégias mais eficientes para alcançar seus objetivos de negócio, ampliando as chances de sucesso. Conhecer seu público, sua concorrência e suas oportunidades permitem que você posicione sua marca de maneira mais assertiva, diferenciando-se no mercado e sendo lembrado pelos clientes.
Ufa! São realmente muitas variáveis que devem ser consideradas. Se precisar de ajuda ou quiser saber mais sobre como a Objetiva Jr. pode te auxiliar neste processo, conte conosco!