Começar um novo empreendimento sempre é um grande desafio para empresários iniciantes.
Dar o primeiro passo na construção do próprio negócio com certeza não é fácil e precisa ser feito de forma planejada e inteligente.
Nessa etapa, é muito comum que esses novos empreendedores se percam em algum ponto, o que acontece bastante por falta de orientação sobre como se organizar e lidar com algumas situações da vida empreendedora, especialmente no seu início.
Contudo, essa fase do negócio não precisa ser um grande ponto de tensão na jornada para a construção de uma nova empresa.
Mesmo sendo determinantes para o sucesso do negócio, esse início pode ser construído de uma maneira orientada e sólida.
As dica abaixo são de extrema importância para que novos empresários não só consigam obter sucesso nos primeiros passos do empreendimento mas também possam formar uma base forte para prosperar ao longo do anos e garantir o sucesso da empresa.
5 dicas para empreender que todo empresário iniciante deveria seguir
1. Tenha clareza do seu produto/serviço e para quem ele é destinado
Um ponto de extrema importância nesse início é entender bem qual a proposta de valor do negócio:
- O que eu ofereço para o meu cliente?
- Quais as características deste produto ou serviço?
- Quais são os diferenciais?
- Para quem esse produto serve?
As respostas para todas essas perguntas devem estar bem claras na mente do gestor e de todos da empresa.
Pois, dessa forma o time tem compreensão do produto que está se inserindo no mercado, quais necessidades ele resolve e quais os seus benefícios.
Uma das ferramentas que pode ser usada para que se tenha a noção de todos esses pontos é o canvas da proposta de valor que consegue exibir de forma bem visual qual o valor entregue ao cliente e quem é esse cliente.

Ao se construir o canvas de proposta de valor, as reflexões sobre quem é o consumidor do produto ou serviço são bem válidas, pois a clareza do perfil do cliente orienta diversas ações da empresa em todas as áreas.
O bom entendimento das necessidades e do perfil do cliente pode direcionar campanhas de marketing, processo de atendimento e vendas, reformulação do produto.
2. Conheça a concorrência e aprenda com ela
Saber em qual mercado está se inserido é determinante para ter segurança na ações do dia a dia e para isso, um dos grandes pontos que se deve atentar é a concorrência.
O empresário deve realizar as seguintes reflexões iniciais:
Existem muitos negócios semelhantes aos meus?
- Tenho muitos concorrentes?
- Quem são?
- Quais os diferenciais deles?
- Quem é o público de cada um?
- No que o meu negócio se assemelha e se diferencia dessas empresas?
Para obter essas respostas, o ideal é que se faça uma análise de mercado, a qual pode ser realizada por meio de pesquisas na internet, buscas no Google, análise das avaliações sobre a empresa, análise de perfil nas redes sociais e sites.
Outra maneira de se entender bem o concorrente é com o cliente oculto, que nada mais é do que consumir o produto ou serviço do concorrente para compreender todos os pontos acerca da empresa e da forma como ela presta o serviço e do seu produto.
Conhecendo bem a concorrência, é hora de sair na frente e usar as informações coletadas a favor do novo negócio.
Para isso, é possível definir quais práticas podem ser replicadas e implementá-las na empresa e também quais são os erros que os concorrentes estão cometendo e que não devem ser repetidos na empresa.
Assim, não só se conhece o mercado concorrente mas se usa todo esse conhecimento como vantagem competitiva para se diferenciar, melhorando práticas internas e a prestação do serviço e conquistando mais clientes.
3. Teste rápido, erre rápido e corrija rápido
Um dos maiores medos dos novos empresários é errar. Inclusive, esse pode ser um dos motivos de você estar lendo esse blog post.
Mas, isso faz com que novas ideias sejam reprimidas e não sejam colocadas para frente.
O que forma um cenário engessado e sem abertura e estímulo para inovação.
Dessa forma, o novo negócio passa a ser um terreno infértil para o desenvolvimento de novas formas de se realizar processos ou idealização de novos produtos e serviços.
Situação que acaba deixando a empresa para trás no âmbito da inovação.
Uma empresa de sucesso, desde o seu começo, estimula novas ideias e permite que sejam testadas de forma rápida para que, caso elas deem certo sejam replicadas e caso deem errado possam ser corrigidas e testadas de nova.
Tudo isso de forma ágil.
Essa sistemática faz com que o crescimento do novo negócio seja cada vez mais rápido.
O empresário deve sempre pensar em diferentes formas de se fazer as coisas, pois é assim que se desenvolver as inovações que diferenciam a empresa dos concorrentes.
Não só isso, o empreendedor deve criar um cenário propício para que os colaboradores também possam idealizar inovações e testá-las, isso faz com que se sintam peça importante no funcionamento da empresa e na sua evolução.
4. Organize as finanças, desde o começo
Outro grande erro é a desorganização financeira do negócio desde os primeiro dias de funcionamento: mistura de conta jurídica e física, não registro de entradas e saídas, falta de planejamento.
Diversas falhas dessa podem prejudicar grandemente a empresa.
Por isso, é imprescindível que se começe já com uma organização financeira bem estruturada e para isso não é necessário de planilhas complexas ou sistemas caros.
Existem muitos sistemas de controle gratuitos e planilhas simples para isso.
Algo interessante de se ter, desde o começo, é um planejamento financeiro: uma projeção de gastos e receitas que a empresa terá em um determinado período de tempo.
Isso serve para orientar as decisões de compra e as vendas da organização.
5. Encontre parceiros e crie relacionamento de mercado
É comum que novos empreendedores se sintam perdidos no início do negócio, sem conhecer bem o mercado ou as outras empresas e empresários que atuam nele.
Para se estabelecer bem no novo mercado, criar vantagem competitiva e formar alianças de negócio é importante que se tenham parceiros para auxiliar na alavancagem do negócio.
Especialmente no começo quando ainda está se familiarizando com o novo contexto.
Essas relações servem para fortalecer a marca com troca de indicações de clientes e indicações, deixar o serviço mais robusto com a junção de uma serviço do parceiro, oferecer descontos ou somente para estabelecer um relacionamento de mercado.
Tudo isso é importante para os novos negócios pois fortalece a imagem e estrutura da organização com parcerias vantajosas e relação com outras empresas de sucesso já estabelecidas no mercado, o que aumenta a autoridade da empresa.
Conclusão
As dicas acima são muito valiosas para quem está dando os primeiros passos enquanto empresário e se bem aplicadas podem levar empresas de diversos segmentos ao sucesso.