Como começar um negócio do zero e tirar sua ideia do papel?

Como começar um negócio do zero e tirar sua ideia do papel?

O sonho de tirar uma ideia do papel e começar um negócio às vezes é interrompido e a empresa cai no grupo das 60% que fecham antes dos cinco anos de atividade.

Estatística que faz muitos empreendedores terem medo de iniciar essa jornada.

Contudo, com um bom planejamento e clareza das ideias, as possibilidades de ter uma empresa de sucesso e que prospere são maximizadas.

Por isso, neste post, vamos te dar um guia de como começar um negócio do zero para que você miniminize os riscos envolvidos.

Vamos lá?

Como começar um negócio com o pé direito

1. Entenda a necessidade do seu público

Um bom produto ou serviço é aquele que atende uma necessidade de um grupo específico de pessoas ou empresas.

É aquele que resolve um problema e uma das principais causas da falência de uma empresa é que seu serviço não cumpre essa missão.  

Explicando melhor, se uma empresa lançar algo que não é requerido pelo mercado, seu produto será deixado de lado e suas vendas irão cair.

Pois, ele não é considerado prioritário, logo pode ser cortado da lista de consumo dos clientes.

pesquisa de mercado
Foto de Lukas no Pexels

Esse caso acontece quando se resolve focar num serviço sem antes entender se ele será requerido pelo mercado, se ele será necessário e para quem ele será destinado.

Nesse caso, não foi identificado nem a dor e nem o público alvo. 

Não adianta abrir uma sorveteria numa região fria, ou que já possui muitas sorveterias 

Por isso, as duas principais perguntas que se deve fazer nessa etapa é:

  • Qual problema eu quero resolver com meu novo negócio?
  • Quem são as pessoas ou empresas que sofrem com esse problema?

Assim, a primeira etapa é a definição da necessidade que se deseja suprir e quem é o grupo que possui essa necessidade.

Logo, deve-se escolher a dor que será atacada e usá-la para guiar todo o planejamento posterior.

Desse modo, a escolha do que se deseja ofertar para a sociedade será muito mais embasada e assertiva, maximizando as chances de sucesso da ideia e entendendo qual o melhor negócio. 

2. Escolha o produto

Entendendo bem a dor que se deseja atacar e qual o público alvo daquela dor, é hora de definir qual produto ou serviço será oferecido.

É importante ressaltar que existem diversas maneiras de atender à mesma necessidade.

Com as possibilidades levantadas, é a hora de validar qual delas é mais viável.

Para isso, é possível realizar uma pesquisa de mercado com possíveis compradores de modo a entender a aceitação daquele grupo pelo serviço imaginado. 

Com as respostas da pesquisa, o empreendedor poderá definir qual será o seu serviço, fazer ajustes na definição do produto ou pensar em outras ideias.

O importante aqui é garantir que o serviço que está sendo idealizado é algo aceito pelos possíveis clientes. 

Outro ponto interessante de se pensar nesse momento é qual o diferencial do serviço.

Num cenário onde a concorrência cresce de forma muito acelerada, os novos negócios devem ter de forma muito clara como se diferenciam das outras empresas.

Um diferencial forte garante que, mesmo que vá se abrir um negócio que já é tradicional (como um restaurante, uma farmácia, um salão de beleza etc) ele possa se destacar diante dos demais,

3. Definindo o modelo de negócio

Nessa etapa, é preciso compreender qual modelo de negócio irá suportar o produto escolhido, qual estrutura a empresa deve possuir para que consiga prestar o serviço da melhor forma.

Uma ferramenta muito usada nos negócios para se ter essa compreensão da organização como um todo é o Business Model Canvas (BMC).

Esse quadro permite que o empreendedor consiga listar diversos aspectos do negócio como um todo.

Ao passo que se vai preenchendo os quadrantes com as informações acerca do futuro negócio, é possível se ter uma visão geral e macro da empresa, compreendendo pontos importantes.

O BMC é uma das principais ferramentas para se entender como começar a montar uma empresa do zero, ele será determinante para os passos seguintes pois concentra as informações macro em um só quadro. 

4. Projetando a operação da empresa

O momento é de planejar como será a operação do novo negócio e colocar no papel qual será a estrutura que se deverá ter, como será a rotina da empresa e outros pontos acerca da nova organização que se deseja abrir. 

Para isso, é importante definir alguns pontos:

Produto/Serviço

  • Como será feito o produto?
  • Quais matérias primas e maquinário são usados para sua fabricação?
  • Como o serviço será ofertado?
  • Quais recursos serão necessário para a prestação desse serviço?

Funcionários e setores

  • Quais cargos precisa ter na empresa?
  • Quantos funcionários deve-se ter em cada um desses cargos?
  • Em quais setores essas funções serão divididas? 

Infraestrutura

  • É preciso um espaço físico para produzir e ofertar o produto?
  • Qual o tamanho desse espaço?
  • Será usado algum serviço terceirizado?
  • Quais meio de publicidade vão ser usados para divulgação do produto? 

5. Analisando viabilidade financeira do negócio

O último passo antes de colocar o negócio para funcionar é compreender se ele é economicamente viável para o empreendedor.

Já foi validado que a ideia é aceita pelo público, mas será que ela trará o retorno esperado para o dono do negócio?

Para isso, é necessário fazer um planejamento financeiro considerando os pontos definidos no passo anterior.

Bem como estimando um valor para compra de matéria-prima, salário de funcionários, aluguel de loja, investimento com marketing, etc.

Além disso, é preciso fazer também uma projeção de entradas, estimando o valor de venda e quantidade de vendas.

Desse modo, será possível fazer um planejamento financeiro e entender como as entradas e saídas estimadas se comportam.

É nessa hora que o empreendedor irá entender se o negócio trará um retorno esperado dentro de um tempo aceitável, considerando o dinheiro que ele tem para investir na abertura do negócio.

Caso seja visto como viável financeiramente, é hora de abrir o negócio, iniciar a operação e trabalhar para que a empresa tenha sucesso e o retorno venha.

Mas caso não seja, é possível voltar para o começo de idealizar outro negócio, passando pelo processo novamente.

Conclusão

Seguindo essas práticas de preparação e execução, o novo negócio terá tudo para se destacar e entrar para a pequena parcela de empresa bem sucedidas. 

Quer entender como podemos te ajudar a começar um negócio do zero? Basta entrar em contato conosco!