As novas tendências de inovação que aguardam o segmento de supermercados

As novas tendências de inovação que aguardam o segmento de supermercados

Quando estudamos o segmento de supermercados no Brasil, rapidamente nos deparamos com um cenário bastante positivo. Isto dito, ao comparar os números dos últimos dois meses, abril e maio, e do mesmo período de 2019, como mostra, por exemplo, recente publicação da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. Tal fato, se dá, muito, devido ao desespero inicial dos consumidores brasileiros, ocorrido também em outros países. Pessoas formaram longas filas a fim de encherem suas despensas perante um possível cenário de desabastecimento nos supermercados, como vimos em diversos meios de imprensa nacionais e internacionais. Observemos o caso de Wuhan, cidade chinesa epicentro inicial do surto, onde vivem 11 milhões de pessoas, sendo elas de diversas nações como Itália, Estados Unidos, Espanha e também da própria China. Cabe salientar que nos dias 16 e 19 de março de 2020 a ABRAS publicou notas oficiais em seus meios de comunicação para dizer que está monitorando as lojas brasileiras e que não há risco de falta de alimentos, uma vez que os supermercados estão preparados para aumentar o abastecimento, respectivamente.

A limitação da vida social é uma
tendência mundial, devido à necessidade de se controlar o contágio pelo novo
corona vírus, haja vista que ainda não há remédios que se provem
cientificamente eficazes, tampouco uma vacina. Sem dúvidas, a compra de
alimentos em geral, produtos de higiene, perfumaria, bebidas, pet shop e demais
infinidades de produtos hoje disponíveis em locais que vão desde minimercados,
populares armazéns de bairro, até grandes redes, foi e será impactada por
mudanças repentinas dentro deste processo de compra, realizado, hoje, quase em
sua totalidade de maneira online, provocando impactos na rotina e nos hábitos
de milhões de pessoas não só no nosso país. Todavia, está claro que o setor precisa
reinventar-se de forma a contemplar todo tipo de cliente.

Quando se trata do setor
supermercadista, nota-se o crescimento do consumo por meio do delivery. Segundo
uma pesquisa da Kantar, 55% dos chineses estão usando as plataformas de
e-commerce para se abastecer. Entretanto, é notório que a China é um país onde
o serviço de tele-entregas há anos opera de maneira fervorosa.

No Brasil este processo vem em uma
crescente. Os supermercados ocupam a terceira posição com 29% no ranking que
busca saber os tipos de estabelecimentos com produtos e serviços mais pedidos
no delivery durante a pandemia, em uma pesquisa realizada entre 6 e 9 de abril
por meio de formulários distribuídos pela internet em todo país, pela empresa
de cliente oculto OnYou, contratada por estabelecimentos paulistanos para
testar qual seria a experiência ideal de um consumidor.

Diante de tais cenários, o Plano
de Marketing da Objetiva Jr. permite ao empreendedor ou empresário, obrigado a
aprimorar sua forma de atuação, explorar novas possibilidades de posicionamento
da empresa no mercado e desenvolver as já existentes. Ademais, este serviço apura
a visão de tal mercado, por meio da análise do ambiente e do uso inovador das ferramentas,
tendo por finalidade orientar as estratégias das empresas e das instituições interessadas
em obter maior eficiência, eficácia e efetividade nas atividades orientadas
para o marketing, levando informações valiosas, baseadas em dados e estudos,
para que as empresas possam executar de maneira mais assertiva planos de ação
com intuito de conquistar e fidelizar clientes neste momento, bem como, em um
cenário pós pandemia.

Os membros do time
multidisciplinar da Objetiva Jr. estão constantemente aprimorando
conhecimentos, orientados por professores mestres e doutores, em busca de resultados
de excelência que impactem clientes, sociedade em geral, bem como, os Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s).

Objetiva Jr, mais de 25 anos potencializando pessoas e organizações. Profissionais com ideias inovadoras. Soluções em gestão que causam alto impacto.

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