Atualmente é notável que o crescimento de uma empresa e a qualidade dos seus produtos é diretamente relacionada aos colaboradores que a compõem. Sendo assim, investir nas pessoas é sinônimo de aumento de produção, da qualidade do serviço e do faturamento. Além disso, indivíduos extremamente capacitados tendem a filtrar as melhores organizações para se trabalhar levando em consideração o fator crucial que seria o quanto elas investem em seus chefiados. Já ficou claro que para experienciar benefícios em sua empresa é necessário investir naqueles que a compõem. Mas quais são as melhores formas de fazer isso? Discutiremos nesse texto 3 formas que, quando aplicadas, impactam diretamente a produtividade, qualidade, investimentos do seu negócio. Todas têm formas de implementação independentemente do tamanho da corporação. Há apenas pequenas variações para que essas ferramentas se encaixem melhor em cada situação.

 

Faça Avaliações de Desempenho Periódicas
Ao contrário de que muitos pensam, a avaliação de desempenho (AD) não é uma forma de identificar aqueles que estão a baixo da média de
produtividade. Uma de suas grandes funcionalidades é exatamente o contrário: ter dados palpáveis daqueles colaboradores que se sobressaem durante seu trabalho cotidiano e conceder bonificações, ou inclusive realoca-los para cargos onde terão maior impacto para a empresa. Novamente, é uma ferramenta extremamente importante para direcionar investimentos; a partir dela é possível identificar, por exemplo, qual tipo de treinamento contribuirá melhor com o desenvolvimento dos participantes da AD para aquele determinado momento.
 

Cuide Bem do Ambiente de Trabalho!
Organização é uma das chaves para alta produtividade. Devido a ser um aspecto em constante mudança, é necessário um monitoramento constante sobre seu estado atual. Uma ótima forma de fazer esse acompanhamento é por meio de Pesquisas de Clima Organizacional. De maneira também periódica é feito o levantamento sobre a opinião dos colaboradores quanto ao local de trabalho levantando pontos de melhora específicos a serem trabalhados. Não somente a aplicação da pesquisa, elaboração e execução dos planos de ação ajudam a melhorar esse espaço como também valoriza a opinião daqueles que o compõem. Esse aspecto contribui com uma construção de sentimento de dono nas pessoas, um aspecto que quando bem trabalhado acarreta inúmeros benefícios para a cultura da empresa.

 

Investir em um Departamento de Gestão de Pessoas
Para potencializar ainda mais as duas primeiras dicas, vale ressaltar a importância de colaboradores especializados em atender as necessidades de quem participa da organização. Identificar as dificuldades e as necessidades das pessoas que compõe uma empresa é uma tarefa difícil quando o processo é desorganizado. Isso pode resultar em investimentos desnecessários trazendo
“elefantes brancos” para o ambiente de trabalho. Por isso, ter dentro dela uma área especializada em identificar essas ânsias se torna fundamental para direcionar custos e aumentar a efetividade não só sobre investimentos, mas também sobre os serviços daquele negócio. Não só isso, esse setor é especializado na aplicação de importantes ferramentas para auxílio do desempenho dos demais departamentos da instituição.

São diversas as formas de investir naqueles que contribuem para sua empresa; é necessário, por isso, avaliar bem o cenário atual para concluir qual forma de atuação irá gerir maior impacto. Temos, por isso, um e-book que aprofunda mais os temas abordados nesse artigo, trazendo informações aprofundadas retiradas bibliografias e artigos científicos que contribuem com uma visualização da problemática e aponta direcionamentos mais certeiros para aqueles que procuram aprofundamento no assunto.